Blogger Template by Blogcrowds.

Olho vivo nessa matéria (principalmente se você for uma Lula).


Pesquisas feitas na universidade de Wiscosin-Madison apontaram para um fato muito curioso da biologia. A pesquisadora Margareth Mcfall e colegas chegaram ao consenso de que lulas podem perceber luminosidade atraves de outro orgão além de seus olhos (Sim, ela possui, mesmo que você não tenha percebido). A criatura do mar consegue detectar a luz por uma (pasmem vocês!!) simbiose, uma bactéria que é responsável por camuflá-la de predadores que se junta ao hospedeiro e emite a luminosidade enquanto recebe do cefalópodes alojamento e alimentação. Então do mesmo lugar onde é emitido luz para proteção consegue captar também - adivinhem o que? - luz!! Em suma funciona da seguinte maneira: O mesmo mecanismo que produz claridade consegue detectá-la no fundo do oceano.
Você pode até achar que não é grande coisa, mas de fato é! Veja bem, é algo fantástico que um molusco (Ou qualquer espécie que seja) consiga detectar luz sem ser pelos seus brilhantes olhinhos. Olhos são muito complexos devido sua quantidade de detalhes e maneira de funcionar, tanto é que um dos fatos que os criacionistas se agarram para defender suas idéias é esta em cima do globo ocular, visto que os olhos não poderiam simplesmente ter evoluido, tamanha sua complexidade. É algo bem incrível que outra coisa consiga captar isso, será uma referência para futuros estudos na área da percepção e controle de sentidos.
Os trabalhos ainda estão sendo feitos, mas os pesquisadores se esforçam para conseguir entender bem como isso funciona. Um professor de microbiologia da mesma universidade explica que "Nesse caso a luz do órgão, que vem de diferentes tecidos além dos olhos, utiliza as mesmas proteínas que a luz dos olhos para ver."
Por mais vago que seja, dá para pensar se de alguma forma lá para frente não se teria como algum mecanismo poder ajudar recuperar a visão para aqueles que de alguma forma perderam sua visão. Maravilha da natureza é isso!
É ver para crer, mesmo que sem os olhos.



Saul Junior

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial