Blogger Template by Blogcrowds.

Galáxias nervosinhas

Lembram de Star Wars? Há muito tempo em uma galáxia muito distante...

Pois é. Que tal 280 milhões de anos luz da Terra? É distante para você? Pois eu também achei. 4 galáxias a essa distância do nosso planetinha azul se "estranharam" e de sua colisão foi observado uma imagem muito bonita. As 4 galáxias colidiram (Há uma quinta no canto que aparentemente não está envolvida).
A explicação disso tudo é que a velocidade que essas galáxias se moviam pelo espaço era muito grande, algo como 2 milhões de milhas por hora, velocidade suficiente para acabarem se encontrando nesse espaço de meu Deus. É gente, o espaço é mesmo um ovo, huhu.
Vale só ressaltar que a imagem fotografada veio do observatório Chandra da NASA que orbita pelo espaço (Inclusive muito bonito o rastro de raio-x da galáxia que transparece pela velocidade das mesmas). Três das galáxias amarelada na colisão opticamente são visíveis e já foram fotografada pela Canadá-França-Havaí Telescópio no vulcão Mauna Kea do Havaí.
As cinco galáxias são conhecidas como Stephan's Quintet, batizadas com o nome de Édouard Stephan, astrônomo que achou elas em 1877, pelo espaço.


Bonita imagem. A pergunta que fica: Será que a Via-Lactea um dia chocará com Andrômeda? Sério, se ainda fosse o Ikki que é um cavaleiro mais forte (=p)... Se acontecer teremos a Milkshake way...

Saul Junior

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais antiga Página inicial